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quinta-feira, fevereiro 21, 2008

e-Marketing

Os mais recentes canais para o marketing directo são os electrónicos. Actualmente, além de funcionar como uma fonte de informação e entretenimento, a Internet consiste num canal de comunicação, transacção e até mesmo de distribuição. Em vez de emitir mensagens em formato de monólogo para o público em geral, os profissionais de marketing podem agora direccionar a comunicação, de forma a gerar diálogos com pessoas específicas, fortalecendo, assim, o relacionamento com os clientes. Uma técnica fundamental no e-marketing é o marketing de permissão.

De acordo com SETH GODIN, autor de Permission Marketing, a maioria das promoções acaba em “marketing de interrupção”. Esta abordagem está a tornar-se menos eficaz, uma vez que, à medida que cada vez mais as empresas aumentam os seus gastos com promoções para chamar a atenção, geram saturação na publicidade e acabam por atingir menos pessoas. Assim, as empresas gastam mais e o retorno é menor.

Planeada e executada de maneira apropriada, uma campanha por e-mail pode construir relacionamentos com os clientes e aumentar os lucros. Os custos com o e-mail representam apenas uma fracção dos custos com uma campanha de marketing directo. A Microsoft gastava por ano aproximadamente 70 milhões de dólares com campanhas impressas. Hoje, envia 20 milhões de mensagens de e-mail por mês e obtém lucros significativos. Para obter a permissão para esse tipo de comunicação, os profissionais de marketing devem lembrar-se de facilitar o processo para os clientes que querem deixar de receber mensagens.

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