My Books

My Books
My Books

quinta-feira, maio 15, 2008

EIS - Executive Information Systems

O sistema de informação executivo, com o acrónimo (EIS) foi inventado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos finais dos anos 70 e início dos anos 80 e, desde cedo, conheceu uma enorme adesão por parte de grandes empresas Norte-americanas.

Um estudo conduzido pelo centro do MIT para a pesquisa dos sistemas de informação revelou que, em 1985, aproximadamente um terço das grandes companhias norte americanas tinha instalado algum tipo de sistema de informação executiva e que esses sistemas eram, principalmente, utilizados por executivos de topo. Mais recentemente esta tendência alastrou-se aos quadros médios e a outros colaboradores nas organizações que podem e devem ter acesso a este tipo de sistema de informação.

Tradicionalmente, os sistemas de informação executivos foram desenvolvidos como programas para computador de mainframe. Estes sistemas foram desenvolvidos para destacar variações entre previsões ou orçamentos e resultados reais. Os sistemas foram principalmente desenhados para directores financeiros, directores de marketing, e para cargos executivos e o seu propósito era fornecer dados imediatos de desempenho de vendas ou dados do mercado, tendo como objectivo final desenvolver as aplicações do computador que se dirigiriam às necessidades de informação dos executivos.

Tipicamente, um EIS não armazena todos os dados de uma empresa, apenas os dados necessários para suportar as decisões executivas. A geração actual de EIS abrange um maior número de utilizadores, transcendendo mesmo os limites hierárquicos típicos de uma empresa. Os EIS são instalados actualmente num qualquer computador pessoal ou em qualquer área empresarial.

Vantagens

-Fácil utilização para os executivos, não sendo necessária experiência ou formação específica;
-Fornece informação oportuna para a tomada de decisões;
-A informação fornecida é de fácil compreensão;
-Filtra dados para a gerência.

Desvantagens

-As funções são limitadas, não podem executar cálculos complexos;
-Dificuldade em esclarecer os seus benefícios e justificar a sua implementação;
-As chefias poderão não saber gerir o volume de informação;
-O sistema pode ficar demasiado lento e difícil de gerir;
-Pequenas empresas terão dificuldades em implementar um EIS devido ao seu elevado custo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Otima explicação sobre EIS, parabéns. Estou começando a estudar sobre o assunto, pois sou formado em ADM com Marketing e essa iniciativa ajuda e muito aqueles que tem interesse em aprender mais sobre as diversas tecnologias para a area de gestão.