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quinta-feira, maio 04, 2006

Profissionais do Marketing, dos mais requisitados



Em tempos de alta competitividade e na tentativa de se dinamizarem, as empresas contratam cada vez mais profissionais do marketing.



As empresas em Portugal estão cada vez mais competitivas e, nesse sentido, traçam novos rumos a seguir. Aumentam os recursos humanos, utilizam empresas especializadas para o efeito, valorizam as novas tecnologias e reforçam as áreas Comercial, Recursos Humanos e Marketing.

Portanto, para responder às necessidades do mercado, as empresas aumentam não só o número de trabalhadores mas a sua qualificação. Para tal procuram empresas especializadas em recrutamento que lhes dão garantias de contratação de pessoal enquadrado no perfil desejado. Na era das tecnologias da comunicação e informação, começam a render-se à sua utilização para as mais variadas áreas, de forma a facilitar e melhorar a sua linha de acção. Para finalizar, contratam cada vez mais profissionais que lhes permitam explorar novos mercados, divulgar a empresa e aumentar os lucros da mesma, surgindo aqui os profissionais do marketing, entre outros.

Podemos inferir estas afirmações a partir de um estudo efectuado pela RAY Human Capital mas tire as suas próprias conlusões através dos resultados que lhe damos conta já a seguir.

As previsões para os próximos seis meses apontam para o aumento do número de postos de trabalho (62%), contra apenas 6% das empresas que perspectivam uma diminuição da equipa. Desta forma, confirma-se a tendência verificada pelo INE, no ano de 2005.

Apesar da percentagem de empresas que recorre a entidades especializadas externas como fontes de recrutamento se situar nos 24%, este valor é significado de um aumento considerável.

As empresas dão cada vez mais relevância aos seus sites como fonte de recolha de candidaturas para os recrutamentos efectuados (10%), o que sugere abertura à utilização das novas tecnologias da informação quer pelas empresas, quer pelos candidatos.

As variáveis relacionadas com os perfis de profissionais procurados, apontam para uma distribuição equilibrada entre os dois sexos, 52% de homens versus 48% de mulheres.

A variável experiência continua a ser privilegiada no acesso ao mercado de trabalho destinando-se 85% das ofertas a candidatos com um percurso profissional relevante.

Com o barómetro é possível concluir ainda que as áreas em que as empresas contrataram mais foram a Comercial (20% dos postos de trabalho), Recursos Humanos (14,2%) e Marketing (13,2%).


Estudo

Para efectuar a pesquisa, foi enviado e entregue um questionário a 50 empresas, entre os meses de Dezembro de 2005 e Fevereiro de 2006.

Na definição da amostra, a RAY Human Capital tentou controlar as variáveis de sector de actividade e volume de efectivo, com o intuito de obter os resultados mais fiáveis possíveis e evitar a contaminação da amostra por outros factores. Por outro lado, a variável região não foi tida em conta, tendo os questionários sido respondidos por empresas sedeadas maioritariamente em Lisboa.

Até ao final de Fevereiro, foram obtidas 34 respostas e são os resultados da análise desta informação que constam nesta avaliação preliminar.

A listagem de empresas analisadas que autorizaram a sua identificação encontra-se disponível site da RAY Human Capital ( www.rayhumancapital.com ).

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