My Books

My Books
My Books

segunda-feira, abril 03, 2006

Lamentação de um académico


Adjectivar um argumento fraco como algo ”puramente teórico” esquece um facto importante: que as boas teorias são tudo menos ”coisas muito teóricas”.

Há expressões que, pelo menos em português, denotam a baixa estima do público em relação aos professores e investigadores universitários. Alguns exemplos: ”isso é uma questão puramente académica”, ”isso são tudo teorias”, ou ”isso é muito teórico”; cujo significado é, essencialmente, que se trata de questões sem qualquer interesse ou aplicação.

É verdade que a máxima de Kurt Lewin, ”não há nada mais prático do que uma boa teoria,” é frequentemente referida. Muitos outros autores poderiam ser citados (já li ou ouvi referências a Aristóteles, Tomás de Aquino e Einstein). Mas a ideia básica mantém-se: os académicos não servem para nada.

Como académico, sinto-me ofendido, especialmente porque se trata de uma generalização errada e injusta. Uma das minhas provas favoritas é a teoria dos números. Imagine-se a reacção do mundo grego quando Euclides demonstrou que cada número inteiro pode ser representado de forma única como o produto de uma série de primos. ”Cá estão os teóricos outra vez, gastando o tempo em questões inúteis. Parece que não têm mais nada que fazer”. Não conheço nenhum relato da época, mas calculo que tenha sido algo deste estilo.

E no entanto, séculos depois, um dos maiores desenvolvimentos em criptografia baseia-se justamente na utilização de números primos. Se hoje em dia podemos com segurança pagar com cartão de crédito na Internet, temos de agradecer aos muitos teóricos que, ao longo de vários milénios, se preocuparam com questões tão académicas como a teoria dos números.

Não é fácil encontrar exemplos tão radicais da transição do puramente teórico e supostamente irrelevante para o eminentemmente prático e até comercial. Nem é esse o meu ponto. Basta pensar um pouco nas coisas para concluir que, em última análise, o mundo é movido por ideias. E por outro lado há muitas ideias que têm valor em si, independentemente da sua aplicação prática e comercial.

Embora o mundo académico não seja a fonte exclusiva de ideias, é claramente uma das fontes primárias. Assim, dizer que certo assunto é apenas uma ”questão académica” caricatura de forma injusta a actividade da academia. E adjectivar um argumento fraco como algo ”puramente teórico” esquece um facto importante: que as boas teorias são tudo menos ”coisas muito teóricas”.
____

Luís Cabral, Professor de Economia da Universidade de Nova Iorque

Sem comentários: