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quarta-feira, abril 05, 2006

CGD é o banco com maior notoriedade

O trabalho teve como objectivo medir a notoriedade dos bancos versus investimento publicitário e notícias divulgadas na imprensa nacional, especializada e regional e permite, também, verificar se as mensagens transmitidas pelos media têm repercussão na opinião pública A análise baseia-se, essencialmente, no cruzamento da pressão publicitária e do share of voice de cada marca com a notoriedade espontânea dessas mesmas marcas, às quais são ainda associados determinados valores. Os estudos de "Communication Integration" são inovadores em Portugal, tendo por base uma metodologia internacional partilhada em todos os países onde o Grupo Observer está presente.

À questão “quando pensa em bancos qual é o primeiro que lhe vem à cabeça?” a CGD surge em primeiro lugar com 29% das respostas. Surge ainda em primeiro lugar no Top of Mind segundo os escalões etários entre os 35 e os 44 anos, os 55 e 64 e, mais de 65 anos e em segundo lugar entre os inquiridos dos 18 aos 24 anos.

Quanto ao segmento de mercado, a CGD evidencia-se, atingindo o primeiro lugar como banco associado à habitação, ao crédito pessoal/individual, ao crédito automóvel, à poupança reforma, às soluções fiscais, ao crédito, e à poupança. Fica com o segundo lugar nos bancos associados à internet/canais online e com a terceira posição no que se refere à gestão de fundos.

Este estudo analisou ainda a notoriedade em função de determinados conceitos e valores, tendo a CGD liderado os resultados, no âmbito de marcas de bancos, no que se refere a: nacional, juventude, responsabilidade social, solidariedade, seriedade, solidez, segurança, confiança e excelência. Dentro desta categoria, a CGD aparece ainda com o terceiro lugar referente a bancos associados a música e ao desporto.

Este estudo foi realizado à população portuguesa residente em Lisboa maior de 14 anos, sendo a amostra constituída por 500 unidades seleccionadas de forma aleatória. O grau de confiança para o estudo é de 95% e a margem de erro é de 4,35%. Os trabalhos de campo foram realizados por entrevistadores no dia 23 de Janeiro de 2006.

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