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terça-feira, março 07, 2006

Net dita rumo da publicidade

Numa era em que o digital impera e os consumidores são diariamente inundados por diferentes tipos de impactos publicitários - nem todos relevantes -, ferramentas como a Internet deverão ter um papel mais significativo na definição dos futuros modelos de negócio publicitário.Mais: a Internet deve ser calibrada de modo a optimizar a interactividade e as actividades comerciais, a disponibilizar dispositivos de medição de audiências mais eficazes e a reforçar as mensagens das plataformas publicitárias tradicionais.São tudo conclusões anotadas pelos investigadores Kurt Scherf e Har-ry Wang no relatório Reaching the Unreachable Consumer: Advertising in the Digital Age, apresentado pela Parks Associates. O objectivo do estudo? Perceber a actual dinâmica publicitária, num momento específico da história da tecnologia em que se calcula que cada norte-americano esteja exposto a cerca de três mil mensagens publicitárias diárias.A criação de novos suportes de comunicação alterou os padrões de consumo dos media, gerando públicos mais aptos a controlar as suas escolhas e o consumo simultâneo de diferentes plataformas. Uma realidade que traz dificuldades às tradicionais empresas publicitárias. Porque agora são os consumidores que decidem como interagir, como evitar anúncios irrelevantes e escolher o que se adequa ao seu próprio perfil.Segundo a Parks Associates, o facto de as audiências estarem actualmente muito fragmentadas, aplicando métodos obsoletos e intrusivos de medição, só reforça a capacidade da Net para fornecer dados diários e detalhados aos anunciantes, além de ser um dos media onde a publicidade tem mais impacto na generalidade das idades. Aos meios tradicionais resta, agora, fazer convergir plataformas e reduzir o volume da publicidade. E se a rádio é o suporte que mais sofre com o online, a televisão e os jornais apostam cada vez mais em estratégias interactivas ao nível do infortainment.
Autor: Ana Pago
Fonte: Diário de Notícias

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