My Books

My Books
My Books

quinta-feira, março 16, 2006

Desafios tecnológicos

by Luís Valadares Tavares in DE


O relançamento da nossa Economia está – segundo creio – muito dependente da forma como Portugal irá potenciar o mundo tecnológico.

A matriz cultural, económica, social e empresarial da sociedade moderna depende intensamente da dimensão tecnológica o que explica a prioridade dada ao plano tecnológico pelo actual Governo.

Na verdade, em lugar dos países se distinguirem pelos que têm ou não muitos recursos materiais, tal como acontecia no tempo de Adam Smith, a principal distinção surge no nosso mundo actual entre aqueles que conseguem potenciar a tecnologia ao serviço dos seus objectivos nacionais de desenvolvimento e aqueles que não a entendem.

Portugal foi um pólo de tecnologia avançada no período áureo dos descobrimentos mas é evidente a menor prioridade dada a esta dimensão até aos anos oitenta. Felizmente, a evolução das últimas décadas permite agora encarar novos desafios com optimismo já que a nossa integração na UE facilita a participação em redes tecnológicas, o potencial dos nossos jovens é bem conhecido e surgem importantes oportunidades nacionais a não desperdiçar.

Destas, gostaria de destacar: a) a difusão dos novos diplomas de especialização tecnológica (Ensino Secundário + 1.5 ano de estudo e estágio) cuja legislação é urgente pois permitirá oferecer novas oportunidades aos jovens e colmatar carências bem conhecidas do nosso tecido empresarial. Na verdade, esta oferta permite evitar taxas de abandono para jovens menos vocacionados para a obtenção de graús académicos e disponibilizar profissionais qualificados em competências específicas de que tanto necessitamos desde o controlo de qualidade à gestão e manutenção de redes informáticas, desde o marketing tecnológico ao CAD; b) a melhoria do sistema de aquisições públicas de tecnologia por parte do Estado, ganhando-se em eficiência e eficácia e permitindo-se criar quadros estáveis plurianuais para as nossas empresas; Com efeito, o montante actualmente pago pelo Estado a fornecedores de tecnologia ultrapassa as centenas de milhões de contos mas os modelos de ‘procurement’ adoptados não rompem com o obsoletismo crónico e não promovem a racionalidade global. A sua fragmentação e volatilidade também não fomentam a criação de emprego pelas empresas que só o promovem com enquadramentos mais duradouros; c) a reforma de Administração Pública que, ao entrar numa nova fase, com menos organismos e melhor estruturação, exigirá especial atenção na potenciação tecnológica, em especial nas TICs, sem o que não atingirá os objectos pretendidos. A pretendida partilha de serviços será bem sucedida se for precedida pela formação e pelas adequadas soluções tecnológicas em rede mas será um fracasso na hipótese alternativa. Outro exemplo importante é a utilização de voz sobre IP, utilizando a internet, com soluções já tão divulgadas como se confirmou na referente Conferência de CEBIT (Hannover, 2006) a qual permitirá economias anuais superiores a 70% da actual factura de comunicações, o que tem especial impacto em Ministérios como o Ministério dos Negócios Estrangeiros ou em organismos como o ICEP.

É por estas razões que creio estar o relançamento da nossa Economia muito dependente da forma como Portugal irá potenciar o mundo tecnológico.
____

Luís Valadares Tavares, Presidente do INA

Sem comentários: